quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Comunicado (24-Out-2012)

Boas noites,

É com imensa pena que dirijo este comunicado a vocês, aluviões do curso de Tradução.

A praxe de hoje foi decepcionante em diversas vertentes: trocas de grupos porque lhes apetecem, faltas de respeito para com os veteranos e a falta de empenho e dedicação.

Nós, vossos veteranos e mestres (principalmente a Comissão de Faina) perdemos horas da nossa vida pessoal para organizar praxes, comprar material, reuniões, e tudo mais para vos proporcionar um bom momento e algo sério. Não acordamos um dia e dizemos que vamos fazer isto porque sim. Não! Há regras a serem cumpridas! Há que ter um plano de praxe, para que não seja uma "rebaldaria", algo sem nexo, nem organização. Há compras a serem feitas, dinheiro investido, tempo que podíamos usar para fazer trabalhos para a Universidade ou até mesmo para descansar.

O que vi hoje foi INADMISSÍVEL! Não vou estar a praguejar nomes, porque as pessoas sabem quem foram. (Estou a falar aqui na primeira pessoa, porque além de ofenderem a todos os trajados, ofenderam-me a mim)

Vi faltas de respeito para comigo e com os meus colegas, coisa que não admito. Ninguém falta ao respeito a mim, nem a ninguém trajado, quer tenha 2 matrículas, quer seja da Faina, quer seja do Conselho de Salgado. Dirigir-se sempre com respeito e educação a quem está trajado. Isto foi vos dito no dia das vossas matrículas, quer pelo Conselho de Salgado dentro da reitoria, quer fora (se foram praxados nos jardins da reitoria) quer nas primeiras praxes com o vosso curso. Não vos faltamos ao respeito, logo esperamos o mesmo da vossa parte.

Presenciei trocas de grupos sem aviso prévio. O que está afixado na convocatória é o que vocês têm que fazer! Não pedimos nada impossível! Se tiverem algum problema ou dúvida sobre a praxe ou sobre o que fazes é favor falar com a COMISSÃO DE FAINA (quer seja pessoalmente no DLC, na rua, por SMS, chamada, e-mail, ou até mesmo pelo Blog!). Não é decidir em casa, sozinhos, pela graça do Espírito Santo que vão mudar de grupo porque não querem isto ou não gostam daquilo. Eu também não gosto de ter certas cadeiras, mas tenho que as ter. Ponto final. A vida, infelizmente, não é só coisas boas. Temos que "engolir muitos sapos" e fazer coisas que não queremos. A praxe, pelo que sabem é uma forma de vos integrar, divertir mas também, de certa forma, vos instruir (acreditem se quiserem).

Tive a (infeliz) oportunidade de presenciar uma praxe sem empenho, sem convicção e sem dedicação. Pessoal que não decorou as músicas, que não se deu ao trabalho sequer de pesquisar; pessoal que chegou atrasado; pessoal que estava lá por "obrigação". Meus caros, a praxe NÃO É OBRIGATÓRIA! Querem trajar e praxar para o ano? Então têm que se sujeitar à praxe. Nunca vi ninguém que ganhasse algo que nunca o tenha merecido. Se querem trajar, tem que merecer o traje! Nós todos, vossos veteranos, passámos por isso. Querem praxar? Para praxar têm que se saber praxar. Para se saber praxar é preciso ter experiência. O Cristiano Ronaldo não é bom jogador porque ficou em casa a ver TV, ou o Messi não é bom jogador porque ficava a beber finos nos tascos da Catalunha. Pessoal que não tenha interesse em praxar nem trajar, mas que esteja na praxe para se divertir, teremos todo o gosto de vos acolher igualmente. Mas se se sujeitam ás praxes, é para cumprir com os vossos deveres.

A Comissão não vos está a pedir nada de mais, apenas bom senso e compreensão. Estar deste lado é tão (ou mais) difícil do que estar do vosso lado. Entendemos que vocês têm as vossas vidas pessoais, as vossas obrigações, os vossos afazeres. Mas a Comissão também as tem (e quando digo Comissão, digo também malta trajada). Tal como respeitamos quando vocês faltam porque tiveram que estudar para uma frequência importante, ou porque tiveram que tratar dum assunto urgente do foro familiar, também queremos que vocês compreendam que nós trabalhamos a semana toda para vos proporcionar uma boa praxe.

Espero não ter que redigir outro texto destes este ano lectivo, pois penso que fui bem claro no que disse. Peço que TODOS OS ALUVIÕES comentem este post com o vosso primeiro e último nome apenas. Quero saber quem se "dá ao trabalho" de vir aqui. Divulguem o Blog com o resto do pessoal (coisa que não deveria ser necessária visto que os dois URLs do Blog estão nas Convocatórias de Praxe.

Como é habitual, no final de cada praxe eu costumo postar umas poucas fotos da praxe aqui no blog. Hoje isso não irá acontecer devido aos "incidentes" da praxe de hoje. Terei que pedir desculpas ás raras e honrosas excepções que participaram na praxe com dedicação e empenho.

Alguma dúvida contactem a Comissão de Faina,

Os melhores cumprimentos


PS: Este texto foi redigido por Patrick Manaia. Caso tenha ofendido alguém ou caso alguém tenha uma dúvida (directamente relacionada comigo), por favor contactem-me através do e-mail patrickmanaia@gmail.com .
Outras dúvidas, opiniões ou sugestões por favor contactem-nos através do e-mail da Comissão de Faina, telemóvel ou pessoalmente.


2 comentários: